Documentos

Após algumas pesquisas em consulados e sites de quem ja fez esta viajem relacionei abaixo uma lista de documentos interessantes.



Vacina.
É obrigatorio apresentar o certificado internacional de vacina contra febre amarela para ir ao Deserto do Atacama, Sugerimos tambem as vacinas anti-tetano e ante-hepatite. Para o Chile não ha exigencia de nenhum tipo de vacina, mas para a Argentina tem. É possivel tomar vacina contra a febre amarela em qualquer posto de saude, depois tem que entrar no site da Anvisa e fazer um pre cadastro, apos isso é preciso ir em um posto da Anvisa, geralemte localizado nos aeroportos para conseguir a carteirinha internacional de vacinação.



Documento de Identidade.
A foto precisa estar coerente com quem você é hoje, fotos muito antigas não são recomendadas, tira uma segunda via do documento se preciso. A mesma deve ter sido emitida a menos de 5 anos. Só com a identidade vai ser necessario preencher alguns formularios não exigidos para quem mostra o passaporte, o que reduz a burocracia e agiliza os trâmites nas aduanas. Não é necessario visto para ingressar nestes paises.
Importante: Não é aceito qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil. Ex: carteira de motorista, carteira de identidade de associaçãoes proficionais (CRA, CREA, OAB, etc...), de ministerio inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivos, Legislativo ou Judiciario da União dos Estados, que não os orgãos de idenrificação das policias civil e do estado.




Passaporte.
Não é obrigatorio, mas pode ajuda-lo em trâmites nas aduanas e outros que requeiram um documento de aceite internacional, alem de você ter a recordação dos carimbos das aduanas dos apises que cruzar.



Carteira Nacional de Habilitação.
Dentro da validade, claro. E foto nova, que de para reconhece-lo. Existe um acordo com os paises do MERCOSUL que torna valida a CNH em todos eles, porem em alguns relatos de motociclistas que ja fizeram viajens para Argentina e Chile, foi exigida a PID (Permissao Internacional para Dirigir). Para evitar problemas, tire sua PID e sempre que solicitado apresente-a.


Carteira Internacional de Motorista
(PID: Permissao Internacional para Dirigir).
Pode ser tirada no Detran da sua cidade. Mesmo tendo este documento, não deixe de levar sua CNH nacional.
 Mandei fazer a minha em Novembro/2012 e custou 42,00. A validade da PID é a mesma validade da CNH. A PID so tem validade fora do Brasil.
Nota: Ter a PID não dispensa a necessidade de portar a CNH,então leve as duas junto na sua viajem.
Nota: A Permissão Internacional para Dirigir (PID) fornecida por qualquer DETRAN, tem a mesma validade de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por tanto tome cuidade, caso sua carteira ira vencer em 3 meses, e voces solicitar sua PID, ela vira com vencimento para 3 meses, e quando voce renovar sua CNH tera que pedir e pagar novamente pela PID. Entao se sua viajem for apos a renovação de sua CNH, espere renovar ela, para pedir a PID que vem em 7 dias, e dai sim tera validade de 5 anos.




Seguro Carta Verde.
É um seguro obrigatorio para quem transita pelos paises do MERCOSUL. Pode ser obtido com a maioria das seguradoras. Se não tiver seguro para sua moto, pesquise no Google "Seguro Carta Verde" que vão aparece alguma corretoas que intermediam esta contratação. Nas fonrteiras existem bastante corretoras tambem e algumas ate 24H, outra opção é atravessar a fronteira e ja procurar uma, ou pelo Banco do Brasil e HSCB, mas acho que somente para carros. Vou providenciar a minha em em seguida atualizo aqui com mais informações.


Se a moto estiver financiada.
É preciso um documento da financeira autorizando a utilização do veiculo peloes paises que você ira cruzar e pelo periodo que ficara com o veiculo fora do Brasil. Precisa ser autenticada em cartorio.



Documentos da Moto.
Em perfeito estado e com todas as taxas em dia (IPVA, Seguro Obrigatorio, etc...).


  





Nenhum comentário:

Postar um comentário