O Deserto

O Deserto do Atacama....


O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, com cerca de 1.000km de estensão é considerado o deserto mais alto e mais arido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequencia das correntes maritimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto por causa de sua altitude. Assim quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteudo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrivel.
As temperaturas no deserto variam entre 0°C à noite e 40°C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas muito conhecida é San Pedro de Atacama que tem pouco mais de 3.000 habitantes e esta a 2.400 metro de altitude, por ser bem isolada é considerada um óasis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotografos, astronomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.
Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejanto o dia seguinte.

Era primeiramente habitada pelos atacamenhos, povo da região juntamente com a civilização dos nativos aymaras, ambos deixaram um legado inestimavel em termos arqueologicos, dai o seu nome Deserto do Atacama.

Há importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas da região, é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-historia, o Gigante do Atacama.

Nos meses de inverno (junho, julho, agosto), a temperatuda média é de 22°C durante o dia e chega a 4°C à noite, Caso o roteiro escolhido inclua ascensão aos vulcões e Geiser del Tatio, onde as altitudes variam de 3.500 a 5.000 metros de altitude, esteja preparado para vento e frio em qualquer época do ano. Durante o verão (janeiro, fevereiro, março), podem ocorrer chuvas e a temperatura varia entre 16°C e 30°C.  A melhor época para se visitar o Altiplano Boliviano e realizar a extensão ao Salar de Uyuni é entre maio e outubro, quando não chove e costuma não haver uma nuvem no céu. De outubro a meados de dezembro, as temperaturas são mais amenas.

 Nas noites de junho e julho, o frio pode chegar aos -30°C. Como as altitudes no Altiplano Boliviano variam entre 3.500 e 5.000 metros de altitude, prepare-se para vento e frio em qualquer época do ano.De dezembro a fevereiro, a chuva pode complicar a viajem. Logo apos o periodo de chuvar, o Salar fica coberto por uma fina cama de agua que funciona como um espelho e reflete o ceu sempre azul. Um verdadeiro espetaculo!

O idioma la é Espanhol e a moeda é o Peso Chileno. No Atacama existe um fuso-horario de 1h a menos que o horario de Brasilia, já no chile são 2h de diferença.

Melhor época para visitar o Deserto do Atacama

Atacama em Janeiro e Fevereiro

As raras gotas de água que caem sobre a região são mais comuns durante o chamado “inverno altiplânico”, que ocorre entre os meses de Janeiro e Fevereiro. As chuvas geralmente não duram mais de 3 dias. O vento costuma ser calmo durante todo o ano (exceto talvez em Setembro).

Atacama em Março, Abril, Maio e Junho

Ótimos meses para visitar o Atacama. O céu do deserto está aberto em média 360 dias por ano. A noite, durante todo o ano, a temperatura diminui cerca de 10 graus após o por do sol.

Atacama em Julho e Agosto

É um dos meses mais procurados pelo turismo. É época de inverno. Durante o dia a temperatura chega aos 22ºC. A noite, cai a 4ºC. Nos passeios em altitude e no geiser de Tátio e comum temperaturas negativas.

Atacama em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

O clima é mais quente e agradável. Em setembro podem ocorrer as raras tempestades de areia. Em Outubro e Novembro a grande procura deste destino pelo turismo doméstico. Recomendo reservar com antecedência.



As informações aqui foram todas coletadas na internet, tentando reunir em um lugar so o máximo de informações possível, mas ainda assim para maiores informações acesse:
http://www.sanpedroatacama.com/clima.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário